Descrição
A Pedagogia moderna não só é incapaz de descrever o mundo da educação atual, como também de resolver sozinha a crise que se instaurou mundialmente no sistema de ensino. Mas quais seriam as causas dessa crise de amplitude planetária e que carrega em si perigosas potencialidades? Ainda haveria tempo de colocar em ação uma estratégia que impedisse o desajustamento que certamente provocará a ruptura dos sistemas educacionais e, em certos casos, a ruptura da própria sociedade a que pertencem? Esse estudo é realizado sobre as diferentes partes nas quais o autor desmembra o sistema, os elementos formais (cursos oficiais) e informais (atualização profissional, técnica e rural, alfabetização de adultos, etc), a pesquisa tecnológica, os preconceitos acadêmicos, a escassez dos recursos destinados aos programas educacionais. Embora não empenhado numa terapêutica, Philip H. Coombs conta algumas possibilidades para a elaboração de uma estratégia que será eficiente se construída de uma comunhão de objetivos, uma percepção racional e uma força de vontade emanadas diretamente do meio econômico, social e cultural que o sistema de ensino serve.