Reteatralização é o termo que traduz uma das tendências mais marcantes do movimento teatral do século XX, o da corrente estética que marcou a renovação da arte da cena em duas de suas principais incorporações representativas: o teatro e a dança. Suas mais destacadas manifestações resultaram nas realizações de um Meierhold, um Piscator ou do teatro político, no palco dramático, mas sempre entrecruzando-se na dança com as propostas e performances de um Dalcroze, de um Laban, que encontraram em Mary Wigman sua síntese. Em todos eles, destaca-se a intensa busca pela integração psicofísica no gesto significativo do atuante, visando a criação de uma nova performatividade, bem como a liberação e a participação do público. Assiste-se aí, pois, ao nascimento da nova dança a partir das pesquisas sobre o movimento, da revitalização do corpo e da busca por uma nova expressividade que, embora com território próprio e distinto do teatral, dele extrai suas motivações e sentido. Tal é o cerne de sua mobilização pelo e para o agit-prop, como arma de esclarecimento e convocação, a partir da qual, através da atuação artística com base numa fé política de molde marxista, se propõe a gerar uma comunidade homogênea do ponto de vista ideológico, capaz de representar uma linguagem artística própria e comunicar os seus princípios . Esse percurso intelectual, vivencial e performático do corpo-alma e as práticas artísticas e metódicas para consubstanciá-lo balizam a análise e as teses deste estudo abrangente que Eugenia Casini Ropa apresenta em A Dança e o Agit-Prop: Os Teatros Não Teatrais na Cultura Alemã no Início do Século XX , com o qual a editora Perspectiva procura contribuir mais uma vez para o pensamento e o debate sobre o teatro e a dança no Brasil.
Peso: | 150 g. |
Páginas: | 224 |
ISBN: | 9788527310239 |
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