p strong O segundo volume de em História da música popular brasileira sem preconceitos /em traz um mapeamento completo desde o fim dos anos 1970 até o início dos anos 2020. /strong /p p /p p Rodrigo Faour, já no primeiro volume de em História da música popular brasileira /em , alertava que não existe apenas uma música popular brasileira, e sim várias, todas do seu próprio jeito. Enquanto o livro anterior abordava a história da música desde de 1500 até os anos 1970 e tratava de ritmos como choro, samba, marchinha, valsa, frevo, carimbó, samba-rock, pagode, forró, sertanejo, brega etc., este segundo volume compreende pouco mais de quarenta anos: do final transgressor dos explosivos anos 1970, quando houve um grande em boom /em criativo e libertário em nossa música inclusive com o aparecimento de inúmeras cantoras e compositoras simultaneamente, como nunca antes visto , até precisamente 2022, numa cena dividida entre a massificação da produção em série de uma indústria muito poderosa do segmento sertanejo e o mercado independente. /p p Neste segundo volume de em História da música popular brasiliera sem preconceitos /em , o leitor terá acesso não apenas aos estilos que a maioria dos estudiosos do assunto e da mídia culta costumam valorizar, como a chamada MPB , o samba e o rock nacional, mas também aos diversos gêneros (e subgêneros) que outrora eram considerados de menor valor, seja por estarem alinhados a interesses mais comerciais, como boa parte da música de linhagem mais popular rotulada de cafona , depois brega , ou por não chegarem com muita força ao Rio de Janeiro (a capital cultural e da indústria fonográfica do país, no século XX), como as canções caipiras/sertanejas e outros fenômenos regionais . Neste volume há, por exemplo, minicapítulos sobre o cancioneiro do Pará, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul, além de fenômenos de São Paulo mais restritos ao estado, como o punk rock e a vanguarda paulista; ou por serem, em tese, menos brasileiros , como o pop mais despretensioso, o soul, a disco e a dance music, a axé-music, o forró eletrônico, o funk carioca e o hip-hop. /p p Sem preconceitos estéticos, esta obra mostra todo tipo de artista e estilo musical, destaca suas canções ou atos mais relevantes, deixando o leitor livre para que ele próprio possa tirar suas conclusões em relação à qualidade ou importância deles e às intensas transformações pelas quais nosso mercado musical e, mais que isso, nossa música popular passou nas últimas décadas. /p p /p p O livro do Rodrigo Faour já é bom desde o título. Chega em ótima hora, chega com força e beleza real que nossa música traz. Bravo! Maria Bethânia /p p Este livro é um documento único que sobreviverá na eternidade como o mais completo já feito sobre a nossa história musical. Estou chocado com tanta coisa que aprendi e com tanta coisa que tenho que aprender. Roberto Menescal /p p Rodrigo Faour é um arquivo ambulante. Garimpa magníficos tesouros audíveis pelas esquinas da MPB de qualquer tempo e passeia com propriedade por detalhes charmosos ou não da nossa cultura artística. Já colaborou mil vezes nas minhas pesquisas. Sou seu fã número todos ! Erasmo Carlos /p
Peso: | 810 g. |
Páginas: | 630 |
ISBN: | 9786555875546 |
LETRAS & CIA - CNPJ n° 88.587.548/0001-20 - AV. NAÇÕES UNIDAS - RIO BRANCO - - NOVO HAMBURGO - RS
Atualizamos nossa política de cookies. Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita a nossa política de monitoramento.