Autor: Nao Informado
Autor: Olaz, Fabián O.
Categoria: GERAL
Índice Prefácio, 11 Sobre os autores, 15 Capítulo 1. Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais, 17 Frank M. Gresham 1. Análise do comportamento e habilidades sociais: uma visão geral, 18 1.1. Fundamentação conceitual e teórica, 19 1.2. Definições de habilidades sociais, 20 1.3. Classificação dos déficits em habilidades sociais, 22 1.4. Comportamentos concorrentes e Lei da Igualação, 23 2. Avaliação de habilidades sociais, 25 2.1. Princípios subjacentes à Análise Funcional do Comportamento, 26 2.2. Métodos e procedimentos da Análise Funcional do Comportamento, 29 Métodos indiretos de Análise Funcional do Comportamento, 30 Métodos diretos de Análise Funcional do Comportamento, 32 Análise funcional experimental, 33 3. Intervenção em habilidades sociais, 34 3.1. Achados metanalíticos, 34 3.2. Procedimentos de intervenção em habilidades sociais, 37 Aperfeiçoar o desempenho da habilidade, 39 Remover problemas de comportamentos concorrentes, 41 4. Questões metodológicas e conceituais, 44 4.1. Validade social das avaliações, 44 Selecionando intervenções de acordo com o tipo de déficit, 51 4.2. Questões de integridade do tratamento, 52 4.3. Questões de generalização e manutenção, 53 5. Conclusão, 55 6. Referências, 56 Capítulo 2. Abordagem cognitiva na avaliação e intervenção sobre habilidades sociais, 67 Vicente E. Caballo, María Jesús Irurtia e Isabel C. Salazar 1. Um referencial cognitivo para as habilidades sociais, 68 2. Os componentes cognitivos das habilidades sociais, 71 2.1. Competências cognitivas, 72 2.2. Estratégias de codificação e construtos pessoais, 73 2.3. Expectativas, 74 2.4. Valores subjetivos dos estímulos, 76 2.5. Planos e sistemas de autorregulação, 76 3. Avaliação dos aspectos cognitivos das habilidades sociais, 79 3.1. Medidas cognitivas de autorrelato da habilidade social, 80 3.2. Testes cognitivos, 80 3.3. Entrevista, 85 3.4. Autorregistro, 87 4. Treinamento de Habilidades Sociais: estratégias cognitivas, 88 4.1. Desenvolvimento de um sistema de crenças, 89 4.2. Diferenciando estilos de comportamento: assertivo, não assertivo e agressivo, 90 4.3. Reestruturação cognitiva, 91 A Terapia Racional Emotivo-Comportamental, 92 4.4. Outros procedimentos cognitivos, 98 Treinamento em solução de problemas, 99 5. Conclusão, 100 6. Referências, 101 Capítulo 3. Contribuições da Teoria Social-Cognitiva de Bandura para o Treinamento de Habilidades Sociais, 109 Fabián O. Olaz 1. O modelo cognitivo-social de competência social, 113 2. Capacidades humanas básicas e competência social, 117 2.1. Capacidade simbolizadora, 117 2.2. Capacidade vicária, 118 2.3. Capacidade de previsão, 120 2.4. Capacidade de autorreflexão, 122 2.5. Capacidade autorreguladora, 122 3. O papel da autoeficácia social no desempenho interpessoal, 124 3.1. Fontes de autoeficácia social, 126 Êxito em desempenho anterior, 126 Experiência vicária, 127 Persuasão social, 129 Estado fisiológico, 131 3.2. Processo de avaliação da eficácia pessoal, 131 3.3. Modos de influência da autoeficácia social, 133 4. O Treinamento de Habilidades Sociais e a Teoria Social-Cognitiva, 137 5. Considerações finais, 141 6. Referências, 143 Capítulo 4. Componentes não verbais e paralinguísticos das habilidades sociais, 149 Almir Del Prette e Zilda A.P. Del Prette 1. Não verbais e paralinguísticos como objetos de estudo, 150 2. Não verbais e paralinguísticos nas abordagens do Treinamento de Habilidades Sociais, 153 2.1. O modelo da percepção social, 156 2.2. A Teoria Social-Cognitiva de Bandura, 159 A aprendizagem social e a modelação, 160 Autorregulação e autoeficácia, 162 2.3. O modelo operante, 164 3. Funcionalidade e topografia dos não verbais e paralinguísticos, 169 3.1. A questão cultural, 171 4. Implicações na avaliação e promoção dos não verbais e paralinguísticos, 172 4.1. A avaliação dos não verbais e paralinguísticos, 173 4.2. Não verbais e paralinguísticos no diagnóstico psicológico, 176 5. Considerações finais, 178 6. Referências, 181 Capítulo 5. Avaliação de habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e procedimentos, 189 Zilda A.P. Del Prette e Almir Del Prette 1. Por que avaliar as habilidades sociais?, 190 2. O que avaliar?, 192 3. Como avaliar?, 199 4. Recursos para a avaliação de habilidades sociais, 201 4.1. Escalas, inventários e testes de habilidades sociais, 202 Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette), 205 Inventário de Empatia (IE), 206 Inventário de Assertividade de Rathus (IAR), 206 Escala para Autoavaliação ao Falar em Público (SSPS), 207 Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC-Villa & Del-Prette), 207 Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), 208 Escala Matson de Habilidades Sociais para Adolescentes (MESSY), 208 Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC-Del-Prette), 209 Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), 210 Escala de Comportamento Social para Pré-Escolares (PBKS), 211 Escalas de empatia de crianças e adolescentes: EMRI e EECA, 212 4.2. Observação direta, 213 Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP), 213 Cenários Comportamentais, 214 Sistema de Habilidades Sociais Educativas (SHSE), 215 4.3. Entrevistas e questionários, 216 4.4. Outros recursos de avaliação de habilidades sociais, 217 O Sistema ASEBA, 217 Escalas abreviadas, 219 Técnicas sociométricas, 219 5. À guisa de conclusão, 219 6. Referências, 221
Peso: | 256 g. |
Páginas: | 232 |
ISBN: | 9788532638748 |
LETRAS & CIA - CNPJ n° 88.587.548/0001-20 - AV. NAÇÕES UNIDAS - RIO BRANCO - - NOVO HAMBURGO - RS
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