Descrição
Rei Artur. O diabo chifrudo. As bruxas e seus caldeirões mágicos. Santa brígida e Halloween.
Todos estes temas literários, religiosos ou folclóricos que, até hoje, continuam a compor o moderno imaginário ocidental, surgiram do desenvolvimento e também da deturpação do originalíssima mitologia celta, que inspirou escritores do porte de William Shakespeare e J. R. R. Tolkien na composição de seus universos fantásticos e particulares.
Neste livro conhecemos alguns dos personagens mais fascinantes dessa mitologia: Dagda, o deus cuja clava mata por uma das extremidades e ressucita pela outra; Morrigan, a deusa da guerra que originou o arquétipo das bruxas "diabólicas" e seus caldeirões mágicos; Ogma, o deus ao mesmo tempo guerreiro, poeta e mago, criador das ogham, as runas celtas; Cernunnos, o deus dos chifres galhados que inspirou a imagem caricata do diabo medieval; Artur, o rei mítico mais famoso que a história registra; os Tylwyth Teg, raça sobrenatural do Outro Mundo, composta de seres fantásticos como o Ellyllon (o elfo celta) e o Pwca (o duende galês).
Tudo isso e muito mais compõe a extraordinária mitologia celta, que, junto com a grega e a nórdica, integra o cojunto das três mitologias mais importantes do imaginário mítico ocidental.